JARDIM DOS ENCONTROS
Lugar de encontrar palavras, devaneios, imagens e sonhos plantados a esmo.

domingo, 1 de agosto de 2010

Da série MENSAGEM NA GARRAFA: Defendendo meus direitos

Defendo arduamente meu direito de 'não gostar'.

Não gostar de algumas pessoas.
Não gostar de determinadas situações.
Não gostar de certos sabores.
Não gostar de rotinas assim ou assado.
Não gostar de diversas coisas bobas ou importantes.
Não gostar, simplesmente, sem ter que fingir que gosto. Sem, por outro lado, machucar quem quer que seja.

E me dou esse direito unicamente porque tenho clareza que minhas preferências por ou contra qualquer coisa não são ofensas. Meu gostar é apenas mais um entre tantos.

E eu não acho que valha a pena ter que dissimular meus sentires e posar de boazinha sempre. Até porque eu nem sou 'boazinha' exatamente. Sou gente boa até, do Bem por convicção, mas 'boazinha'.... não, não. Obrigada!

(...)

E defendo ainda e bravamente o espaço da diferença e do dissenso. E que haja sempre espaço reservado para a originalidade de posicionamentos e para as discordâncias. Sem nunca macular o respeito ao outro.

Mas, não posso achar natural essa hégide do se amar-se gostar- se admirar a todos, sempre e mutuamente. Que porre...

Sem contar o fato de que necessito de muito espaço interno para meus amores de verdade. Vastos quilômetros para meus quereres sinceros. Para meus reais desejos. Então não tem sentido oferecer lugares afetivos apenas por obrigação.

(Até porque nunca entendi bem o que se pretende alcançar agindo assim...)

Gosto do que gosto e não gosto de fingir que gosto do que não gosto!

E, pense bem: minha opinião nem é tão importante assim. Ela não derruba chefes de estado, não altera rotas, não diminui os dias, não influi em nada na ordem mundial, não torna seu cabelo feio... Meus gostares são apenas MEUS, eles não precisam ter grande importância para que não eu mesma

Então posso dispô-los como bem desejar.

(...)

E, aos carentes de plantão, eu lembro: se eu não gostar de você, é problema apenas meu. Não impede que outros tantos te achem o má-xi-mo.

De forma que, educada e objetivamente, eu lhes peço: me deixem em paz!

3 comentários:

  1. nossa!!!
    eu super-compactuo com sua posição - a gente REALMENTE não tem que gostar de tudo/todos.
    mas esse desabafo aí tem história, não tem não? rs
    sejamos felizes e leves e sem deixar demasiada poeira sob o tapete.
    bjos flor!

    ResponderExcluir
  2. aprendi isso recente, tipo ano passado, ou ao fazer 40, não lembro exatamente bem.. mas é isso aí, adorei poder reconhecer e dizer que simplesmente.. não gosto!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda e extremamente humana, porque ser humano tem que ser isso aí, essa é a relação de respeito ao outro e sobretudo a vc mesmo e essa é sem dúvida a melhor forma de amar o outro e de ser verdadeiramente amada!

    ResponderExcluir